Cinta Redutora Funciona Mesmo?

 

As cintas redutoras abdominais, ou faixas abdominais, têm sido vistas cada vez com mais frequência em pessoas que praticam exercícios, ou até as utilizam no dia a dia, para perder a barriga ou modelar a cintura.

Estas cintas são muito antigas, vêm desde os chamados espartilhos, que eram utilizados antigamente para ajustar o corpo das mulheres em suas roupas, e muitas vezes, traziam danos irreparáveis para as pessoas.

A procura por estas cintas abdominais tem aumentado cada vez mais, mas também fica uma questão: elas funcionam mesmo?

Para que servem?

Servem para reduzir a barriga, modelar a cintura ou até mesmo corrigir a postura da coluna, dependendo de cada modelo. Há modelos que são apenas para envolver a cintura e outros para ser utilizados no corpo inteiro, como se fossem uma roupa.

Elas funcionam ou não?

Não há uma comprovação científica de que seu uso ajuda a reduzir a cintura ou deixar de forma definitiva o corpo da forma que você espera. O que é comprovado realmente é de que seu uso ajuda a fazer desaparecer aquela barriguinha e ajustar a cintura durante o uso. Apenas durante o uso.

Conforme alguns especialistas, elas ajudam de momento, mas não é a melhor função para elas. Inclusive têm sido utilizadas para a prática de exercícios, e muitas mulheres postam fotos usando as cintas dentro de academias.

Para a prática de exercícios, são recomendados modelos específicos que podem ajudar a afirmar o corpo e evitar algumas lesões durante os períodos em que são realizados.

Boas ou ruins?

Dentre os benefícios, basicamente, ajudam a modelar o corpo para o uso de determinados tipos de roupas e colaboram para melhorar a postura da coluna. Para isso seu uso é comprovado e traz resultados.

Entretanto, estas cintas podem trazer vários danos devido ao seu uso contínuo e sem um acompanhamento. O uso de forma incorreta pode causar alterações na circulação de sangue, comprimir órgãos, e até atrofiamento dos músculos do abdômen.

O ideal é sempre utilizar com acompanhamento de um profissional, que indicará como usar sem trazer possíveis danos à sua saúde.